E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,
para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vem aí a Copa mais importante do Brasil.

Saem as bandeirinhas, vuvuzelas, programas esportivos vazios gastando tempo sem assunto. Entram as bandeirinhas, carros de som, horário eleitoral gratuito e obrigatório, herança de um período histórico que devemos superar, mas nunca esquecer.

Lá vem a chatice, você deve estar pensando. Sim, o processo eleitoral é tão chato quanto Argélia x Eslovênia ou Nova Zelândia x Eslováquia. Debates tão chatos quanto os narradores e comentaristas de futebol.
Mas você passou um mês vendo horas e horas de uma programação que nada mudou em sua vida. A chatice das eleições, por outro lado influencia na sua saúde, educação, mexe no seu bolso, na sua casa e no que você tem dentro dela.

Você tem que escalar apenas 5 jogadores, um time de futsal. Vai ter que jogar com eles até depois da próxima Copa. Aliás, até a próxima Copa estará na mão deles.

Não custa parar de fuçar no orkut ou facebook por cinco minutinhos do seu dia e fuçar a vida dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Aqui, o velho ”joga no Google” vale muito a pena. E use vários recursos: Web, Imagens, Notícias, Vídeos. Leia jornais concorrentes, assista canais diferentes de TV, ouça os comentaristas das rádios (cá entre nós, tudo isso você faz pela web, enquanto finge que está trabalhando).

Um alerta: não fique focado apenas na informação que sai dos escritórios dos publicitários das campanhas: muitos deles trabalham para um e votam em outro!

Por favor, evite os seguintes candidatos:

- larga-mandato: você mal votou no cara para vereador ou prefeito e ele, ambicioso demais, já quer ser promovido. Vai largar o mandato na metade, deixar um outro em quem você não votou assumir o posto e inventar outros projetos, pra trancar mais a vida da sua cidade.

- cigano: o sujeito muda de estado um ano antes das eleições. A cena política da cidade o recebe de braços abertos e cobre de honrarias. Qual será o motivo, hein?

- turista: já conferiu a lista de chamada da assembleia, câmara e senado? O mínimo do mínimo do mínimo que um eleito tem que fazer é comparecer, mesmo que seja apenas de corpo presente.

- ineficiente: na boa, o cara já tem não sei quantos mandatos e o máximo de lei que ele aprova é nome de  rua para garantir mais votos. É você quem faz a renovação que você cobra dos políticos.

- famosidades: cabe analisar caso a caso, mas vou generalizar. Não vote em alguém por ser “celebridade”, por ser bonitinho ou simpático. Se o cara passou a vida no palco e não tem mais nada de conteúdo, ele vai continuar buscando o que fez a vida inteira: aparecer.  Pra isso tem reality show e emissora ruim por aí.

- “humirde”: todo cidadão  tem que ser bem representado, sem discriminação. Mas você acha que o cara que não sabe nem falar vai conseguir aprovar alguma lei que faça sentido ou ser levado a sério pelas lideranças?

- vira-casaca: o cara toma passe no terreiro, banho de água benta do padre, unção e oração do pastor. Fala que ama e vai defender sua comunidade, sua igreja, sua rua, sem nunca ter passado nem perto. Te chama de irmão, querido, amado, prezado e te abraça como se morresse de saudades. Cai fora que é fria.

Faço aqui uma menção desonrosa:
- votou contra o ficha limpa: Quem não deve não teme, né?

E por favor, amigos. Eleição não é futebol e partido não é time! Não torça, não vote em cima do bolão das pesquisas. Escolha os melhores candidatos, assim não tem como perder.


6 comentários:

Wagner Y. disse...

Nesta "Copa", infelizmente posso afirmar que cada cesta básica será equivalente a um gol.

Parabéns pelo post.

GNovo disse...

Legal saber do seu blog, André. Espero que esteja tudo bem com você. Aparecerei mais vezes. Abraços.

André Baptista disse...

Opa! Quanto tempo... tá tudo ótimo, graças a Deus!!
apareça sempre... pitacos são bem-vindos!

ane disse...

boa noite! gostei muito do segundo post também. gostaria de saber se posso linkar teu blog no meu.
anelise

André Baptista disse...

Ane,
pode linkar à vontade... aliás, eu agradeço!

ane disse...

está linkado! (:

Postar um comentário

O que achou? Diz aí!